área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Moinhos de Pias integram projeto inovador
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Após aquisição de seis hectares de terreno na freguesia de Pias, junto ao rio Sousa, onde se incluem os denominados Moinhos de Pias, o Município adjudicou o projeto de reabilitação e de intervenção arquitetónica com vista à criação do futuro Parque Molinológico de Pias.
O projeto, orçado em cerca de um milhão de euros, situado na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior (PPLSS), engloba um conjunto de moinhos e casas de moleiro, bem como dependências agrícolas e, ainda, uma serração hidráulica.
A intervenção prevê a renovação dos espaços existentes de forma a que cumpram funções inovadoras de caráter ambiental, cultural e pedagógico procurando ainda preservar a forma e a estrutura arquitetónica existente, os sistemas e materiais tradicionais de construção e as manchas de implantação primitivas.
O renovado núcleo arquitetónico dos Moinhos de Pias conta com espaços didáticos dedicados à biodiversidade do rio Sousa e da PPLSS, à Arqueologia da Farinha no território de Lousada e à Geologia do vale do rio Sousa. Para além disso, o espaço vai ter uma forte componente de formação nas artes tradicionais ligadas à moagem e ao pão, nomeadamente, uma Oficina do Moleiro, uma Fábrica de Moagem Artesanal e um Laboratório do Pão Tradicional.
Com vista à neutralidade energética do projeto, o Parque Molinológico de Pias vai ser exclusivamente alimentado por energia fornecida microturbinas para microgeração de eletricidade, instaladas nos caboucos onde laboravam os antigos rodízios dos moinhos de água.
Assim que a situação pandémica o permita, o projeto vai ser apresentado publicamente à comunidade.