área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Plano de Valorização do Património Local
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Após a recolha dos painéis e gradeamentos das Alminhas do Barral e do Alves (Vilar do Torno e Alentém) e das Alminhas de Vilela (Aveleda), no passado dia 14 de outubro, deu-se início ao trabalho de conservação e restauro destes elementos patrimoniais.
A maior expectativa residia em averiguar se havia pintura sob a representação de São Miguel Arcanjo, pintada sobre placa zincada, das alminhas de Vilela. A remoção do elemento metálico revelou uma composição pintada sobre madeira com a representação de Cristo Crucificado, ladeado de São Miguel e de Santo António e com as almas ao fundo. A representação inclui uma cartela com a legenda “Dái esmóla para as benditas Almas”.
Numa primeira fase procedeu-se à pré-fixação da pintura sobre metal com Plextol B 500 e à remoção deste elemento metálico que se encontrava pregado ao painel de madeira original. Nos painéis de madeira a pré-fixação policromática foi executada com recurso a cola de coelho a 2,5%, iniciando-se, depois, uma limpeza superficial com recurso a pincéis de cerdas macias e aspiração controlada. As moedas, recuperadas da caixa de esmolas das alminhas do Barral, foram sujeitas a uma limpeza por via húmida com EDTA Bisodica com o intuito de remover produtos de corrosão superficiais.