área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Conclusão das redes de águas residuais da Bacia do Vizela
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Com a conclusão das redes de águas residuais da Bacia do Vizela vai ser possível atingir a otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do ciclo urbano da água.
As intervenções foram objeto de uma candidatura apresentada ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recurso, financiada pelo Fundo de Coesão, tendo sido desenvolvidas pelo Município de Lousada e Águas do Norte. A obra teve um custo, para o Município, de aproximadamente 400 mil euros, tendo sido parcialmente comparticipada.
Uma pequena parte da rede executada nesta empreitada já está em funcionamento. A restante parte está atualmente a ser alvo de limpeza, ensaios e pequenas retificações. Espera-se que seja possível a sua entrada em funcionamento a curto prazo.
A candidatura enquadra-se no artigo 95º, subalínea v), da alínea b), do Regulamento Específico do Domínio da Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos “Fecho de sistemas de saneamento de águas residuais com vista a otimização da utilização da capacidade instalada e da adesão ao serviço, através da execução de ligações entre os sistemas em alta e os sistemas em baixa e da extensão do serviço a populações ainda não abastecidas na área de influência dos sistemas”.
A candidatura para a execução desta obra foi efetuada pelo Município de Lousada e pelas Águas do Norte. Nesse seguimento, o Município realizou a empreitada “Ampliação das Redes de Águas Residuais - Bacia do Vizela”.