Reunião do Optiwamag em Lousada conclui diagnóstico




A terceira reunião internacional de parceiros, no âmbito do projeto Optiwamag, agendada para Lousada, decorreu de forma virtual.
O projeto Optiwamag procura a inovação nas políticas de gestão de resíduos sólidos urbanos. Fazem parte seis entidades europeias provenientes de Portugal, Suécia, Letónia, Grécia, Hungria e Itália que constituem uma parceria de colaboração inter-regional e interinstitucional para troca de experiências e boas práticas, co-aprendizagem e transferência de conhecimentos. Tal parceria tem como finalidade, no âmbito do projeto, a elaboração de planos de ação regionais que possam vir a melhorar a eficiência do setor dos resíduos.
O plano de trabalho inicia agora o terceiro trimestre, com ligeiros constrangimentos causados pela Covid-19. A segunda e a terceira reuniões internacionais de parceiros, agendadas, respetivamente, para Budapeste e Lousada, foram desenvolvidas em ambiente virtual. De igual modo, as reuniões com as partes interessadas e demais stakeholders regionais têm sido levadas a cabo de modo similar.
Durante o primeiro ano de trabalhos, os parceiros, em colaboração com os seus grupos locais de peritos e consultores, desenvolveram um diagnóstico aprofundado do sistema de gestão de resíduos domésticos e urbanos da sua região. Foi também desenvolvida uma ferramenta estatística que permitiu uniformizar a codificação das respostas e contributos, e apresentar visualmente as principais conclusões de cada região.
Na reunião internacional de 13 e 14 de outubro, os parceiros apresentaram e discutiram os resultados finais do seu diagnóstico, elencando as forças e os constrangimentos de cada sistema.
Os próximos passos do projeto vão incidir sobre a elaboração de um plano de ação com propostas concretas para melhorar o sistema de gestão de resíduos e para aperfeiçoar os normativos estratégicos. Os processos de co-aprendizagem inter-regional vão ser também reforçados pela pesquisa e mapeamento de boas práticas replicáveis, no âmbito da gestão e valorização de resíduos.
A próxima reunião, está agendada prevista para janeiro de 2021, em Itália, sendo provável que tenha igualmente de ser realizada em ambiente digital.
O projeto OptiWaMag decorre de 2019 a 2023 e conta com o apoio financeiro da União Europeia - o programa Interreg Europe e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Para mais informações:
www.interregeurope.eu/optiwamag
https://twitter.com/OptiWaMag
http://www.facebook.com/Optiwamag
Contacto direto em Portugal:
Milene Matos
milene.matos@cm-lousada.pt