área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Campo de Voluntariado Internacional em Lousada: ecoMezio
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Lousada, em parceria com a Aprisof - Associação de proteção dos Rios Sousa e Ferreira e a Associação BioLiving, vai organizar um Campo de Trabalho Internacional (CTI), com apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
O projeto, denominado ecoMezio, tem início na segunda-feira, dia 31 de agosto, e termina a 11 de setembro, contando com jovens voluntários de todo o mundo, como tem sucedido todos os verões, desde 2017.
Nesta edição vão estar 25 jovens de 10 países, com destaque para Itália, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Polónia, Rússia, Suíça e Portugal.
O CTI EcoMezio visa a recuperação e o restauro ecológico de troços de margens do rio Mezio e vai contar ainda com o envolvimento dos movimentos sénior, através do Projeto BioSenior. Em concreto, os trabalhos vão incluir o controlo de espécies exóticas invasoras e de vegetação infestante, a recolha de lixo, a desobstrução de levadas, entre outros.
O campo conta com dois dias abertos, sendo a participação da comunidade muito bem-vinda para auxiliar nos trabalhos. Estes dias são sábado, 5 de setembro, em Casais, Lousada, e domingo, dia 6, na Foz do Sousa.
Como habitualmente, os participantes têm ainda oportunidade de conhecer os projetos ambientais e culturais em curso no concelho, quintas senhoriais e o património cultural de Lousada, a gastronomia, cidades como Gondomar e Guimarães, entre outros aspetos, e assim podem conhecer melhor a cultura Portuguesa. As atividades de lazer incluem jogos, workshops diversos, visita a museus, cinema ambiental, praias fluviais, entre outros.
Este CTI vai ser adaptado e (re)desenhado para dar resposta a todas as normas de higiene e segurança impostas pela DGS e demais entidades de saúde dos países de origem dos voluntários.