Mostra de Filmes de Cinema de Animação

A autarquia, em colaboração com a Casa Museu de Vilar, tem desenvolvido nos últimos anos um conjunto de projetos no âmbito das Oficinas de Cinema de Animação. O objetivo destas ações, dinamizadas pelo realizador Abi Feijó, passa por desenvolver a criatividade e aprendizagem dos alunos, envolvendo o 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário.
A Mostra de Filmes de Cinema de Animação vai ter lugar hoje,dia 26, mas online.
Os trabalhos apresentados são “100 Palavras”, realizado por alunos do 8.º e 9.º anos da EBS Lousada Norte - Lustosa, com a Professora Filomena Martins e com a colaboração da professora Manuela Gomes (https://vimeo.com/431541915), "A Vila das Camélias" (https://vimeo.com/429588073), da Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca, Nogueira, e "O Caminho da Amizade" (https://vimeo.com/421134934), da Escola EB2,3 de Caíde de Rei.
O Externato Senhora do Carmo apresenta "Um Dia Muito Agitado" (https://vimeo.com/420701950) e a Escola Secundária de Lousada apresenta o trabalho intitulado “Dear Future”, realizado pelos alunos do 11.º H e 12.º I - Cantinho das Artes e Ideia (https://vimeo.com/432666615).
As Oficinas de animação são desenvolvidas por um grupo de alunos das escolas dos agrupamentos de escolas e escolas privadas do concelho de Lousada, em parceria com a Casa Museu de Vilar – A Imagem em Movimento e o realizador e produtor de cinema Abi Feijó, para a realização de 6 oficinas de animação. Cada oficina, ao longo do ano letivo, vai realizar visitas guiadas ao Museu de Vilar, pesquisas sobre o assunto em causa, escrita da história base para os filmes, com a colaboração dos professores, estudos visuais, filmagens. Ao mesmo tempo que vai realizar o trabalho, vai adquirir novas aprendizagens e experiências inovadoras. Estas oficinas têm como objetivo final a realização de um pequeno filme de animação.
Desde 2015, ano em que a atividade teve início, que vários dos filmes produzidos neste contexto foram selecionados para vários festivais e ganharam alguns prémios.
A atividade insere-se no Plano Integrado e Inovação de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (Norte 2020).