Atletas de Alto Rendimento treinam no Complexo Desportivo

As competições desportivas estiveram paradas durante semanas, aliás, como toda a atividade desportiva no concelho. No entanto, existem casos que são exceções, por se tratar de desporto de alto rendimento. Esse é o caso das atletas Sara Catarina Ribeiro e Salomé Rocha, ambas do Sporting Clube de Portugal, que continuaram a realizar os treinos no Complexo Desportivo.
Também a Federação Portuguesa de Ténis elaborou um plano de retoma de algumas das atividades, de modo faseado, em consonância com autoridades de saúde, nomeadamente com a Direção-Geral de Saúde e com o Instituto Português do Desporto e Juventude. No caso da Associação de Ténis do Porto a articulação foi ainda feita com o Município, para a utilização dos courts de ténis cobertos do Complexo Desportivo.
Desde o dia 22 de abril que a Selecionadora Nacional Feminina de Ténis, Neuza Silva, está em Lousada treinar seis atletas do Centro de Alto Rendimento da região norte, nomeadamente a Francisca Jorge, atleta de Guimarães que venceu no ano passado o Lousada Indoor Open.
Os treinos são realizados nos courts cobertos no Complexo de Desportivo de Lousada.
Esta foi a solução encontrada, na medida em que a Federação Portuguesa de Ténis no Porto não tem campos indoors e Lousada tem os courts indoors totalmente adequados para os dias de chuva.
A atleta Francisca Jorge mostra-se agradada com o retomar dos treinos de ténis, ainda que com cuidados acrescidos.
Sara Catarina Ribeiro, atleta do Sporting Clube de Portugal, está também a utilizar a Pista de Atletismo do Complexo Desportivo desde que a Covid-19 chegou a Lousada.
Quando foi decretado o estado de emergência, ainda existia a possibilidade da realização dos Jogos Olímpicos (JO) este ano. O Município de Lousada disponibilizou a Pista de Atletismo para que a atleta se pudesse preparar da melhor forma.
Com o adiamento dos JO para 2021, Sara Catarina Ribeiro, que estava apurada para a competição, continuou a efetuar a preparação no Complexo Desportivo, mas de um modo menos intenso.
“Vem correr com Sara Catarina Ribeiro” é um projeto que tem desenvolvido com pessoas de Lousada que gostam de atletismo e que também se encontra adiado. No entanto, continua a existir contacto com os atletas através das redes sociais.