“Pequenos deputados, grandes ideias”

Concelho mais jovem de Portugal promove iniciativa
A Câmara de Lousada promove pela primeira vez, no sábado, dia 14, a iniciativa “Pequenos Deputados, grandes ideias”.
Os protagonistas são os alunos do 4º ano, das escolas básicas do concelho, e tem como objetivo a constituição de uma Assembleia Municipal, onde vão ser discutidos os problemas do concelho que mais os preocupam.
Pretende-se com este evento envolver os mais novos, um aluno por escola, educando para a cidadania e estimulando o gosto pela participação cívica e política.
Outro objetivo que está na base da realização dos “Pequenos Deputados, grandes ideias” é que os mais pequenos, mas também a comunidade escolar tenha um maior conhecimento de como funciona a Assembleia Municipal, abrindo as portas do Salão Nobre, onde se realizam as sessões. Também a explicação do significado do mandato autárquico, as regras do debate autárquico e o processo de decisão da Assembleia Municipal, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos lousadenses vão ser mencionadas.
Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, bem como incentivar a reflexão são também outros dos objetivos. Juntam-se ainda outras ideias como estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Desta forma, os alunos representantes de cada escola vão ter a oportunidade de efetuar uma visita ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, que é o local onde se realizam as sessões das Assembleias Municipais.
Cada aluno selecionado pelos colegas de escola tem como missão recolher as ideias e preocupações de todos os colegas, com a ajuda da professora titular de turma. O Presidente da Câmara vai, desta forma, responder às interpelações, questões e sugestões que os alunos vão efetuar.
De acordo com o Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, “pelo facto de sermos o concelho mais jovem de Portugal faz todo o sentido que se realizem atividades neste âmbito, dando voz os mais pequenos”.
Ainda de acordo com o Presidente da Câmara de Lousada pretende-se que este evento inédito “funcione como uma Assembleia Municipal á medida dos mais novos, onde cada uma das crianças possa intervir. É com esta abertura que se deve encarar o serviço público do executivo Municipal”.