área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Entrega das bandeiras do Desafio BioEscola 360
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
No passado dia 30 de janeiro, o Município assinalou o Dia Escolar da Não Violência e da Paz com a entrega oficial das bandeiras do Desafio BioEscola 360 às três escolas vencedoras no ano letivo 2018-2019. Sagraram-se campeãs BioEscola 360 a EB do Carmo (Santo Estêvão), em primeiro lugar, a EB Igreja (Figueiras) em segundo lugar e a EB de Sousela em terceiro.
O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar alunos, professores, pais, políticos e governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não-violência. De forma indireta, o Desafio BioEscola 360 trabalha estes valores humanos ao incentivar a cidadania participativa, o respeito e a co-aprendizagem contínua. Relembramos que no ano letivo 2018-2019, o Desafio BioEscola 360 foi lançado a todas as escolas do 1.º ciclo do Município de Lousada.
Todas as poupanças criadas, face à média dos três anos letivos anteriores, foram devolvidas, em dinheiro, às escolas participantes, num total de 25 mil euros. Adicionalmente, as escolas foram pontuadas num total de oito critérios de sustentabilidade que incluem, por exemplo, a participação em ações de voluntariado ou em oficinas BioEscola.
No ano letivo em curso, 2019-2020, o Município de Lousada volta a incentivar as escolas a melhorar as suas práticas ambientais e de cidadania, através da participação no Desafio BioEscola 360. Os resultados deste ano serão anunciados no final do ano letivo.
Para mais informação pode ser consultada a página www.cm-lousada.pt/pt/bioescola