área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Dia de Luto Nacional pelas vítimas de violência doméstica
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Março de 2007 marcou o arranque do serviço “Flor-de-Lis”, assegurado pela Câmara de Lousada e que desenvolve um trabalho de prevenção e combate do fenómeno da violência doméstica e ainda de sensibilização da comunidade para este fenómeno.
Os principais destinatários são as vítimas de violência doméstica e familiar, a quem é prestando um apoio personalizado e integrado, através de uma intervenção multidimensional. Quem procura este serviço é informado sobre os seus direitos e os recursos existentes, para além de ser apoiado na reconstrução do seu "projeto de vida".
A prevenção tem merecido especial atenção com a realização de várias ações de sensibilização junto da população em geral, e em particular dos mais novos, nomeadamente para alunos do 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário, alertando para a importância de valorizar todos os atos de violência que são comportamentos puníveis criminalmente.
Nos últimos anos têm recorrido ao serviço “Flor-de-Lis” situações em que é solicitado auxílio para a vítima e para os filhos. O pedido de ajuda é feito, quase sempre, por mulheres existindo já homens a serem, também, alvo de violência doméstica e a solicitarem apoio junto dos serviços competentes.
Neste momento, este serviço acompanha várias situações, quer a nível social, psicológico e jurídico, de forma gratuita.
A nível social, os apoios prestados são, essencialmente, em subsistência, alojamento e medicação.