Rastreios, visitas e palestras com a população

No sábado e domingo, dias 10 e 11, Lousada recebeu o II Fim de Semana de Voluntariado, que resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Lousada, e de várias instituições locais, com a Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
As ações foram desenvolvidas por 20 alunos que, durante os dois dias, realizaram rastreios cardiovasculares, campanhas de sensibilização e informação e formação para crianças com temas da atualidade.
No sábado, dia 10, a Associação Social Recreativa e Cultural Ao Encontro das Raízes, foi o local onde se realizaram os rastreios cardiovasculares, tendo sido também efetuadas visitas domiciliárias. Durante o dia alguns destes jovens tiveram ainda a oportunidade de efetuar visitas aos Lares de Idosos da Santa Casa da Misericórdia.
No domingo, as ações tiveram lugar no Centro Social e Paroquial de Macieira, com palestras no âmbito da saúde para crianças e adolescentes e promoção da campanha de sensibilização “Uma peça de fruta por dia, não sabe o bem que lhe fazia” e também outros temas, como as adições ou até mesmo as doenças sexualmente transmissíveis. Nestes dois dias foi possível chegar até vários públicos diferenciados.
O Fim de Semana de Voluntariado resulta do trabalho conjunto do Município de Lousada em colaboração com a NASA - Núcleo de Ação Social da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, da Geração Saudável, um projeto de Promoção e Educação para a Saúde, desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, Associação Social Recreativa e Cultural Ao Encontro das Raízes, da Santa Casa da Misericórdia de Lousada e do Centro Social e Paroquial de Macieira.
Curso superior e voluntariado em simultâneo
Foram 20 estudantes que estiveram em Lousada nestes dois dias, em que partilharam algum do seu tempo com outras pessoas. Um dos estudantes, José Paulo Santos, conhece o território, porque é Lousadense.
Para além do curso superior que todos frequentam, o voluntariado ocupa uma parte significativa do seu tempo. No ano passado promoveram o I Fim de Semana de Voluntariado em Rio Maior, Santarém. Para além disso é comum desenvolveram ações de voluntariado em áreas como os sem-abrigo, apoio escolar, entre outras. Em colaboração com outras faculdades da universidade do Porto efetuam rastreios de nutrição, de medicina dentária e cardiovasculares.