área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Compostagem em Lousada em crescendo
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A Câmara Municipal associa-se à Ambisousa na promoção da compostagem doméstica de Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB).
Com esta campanha, que teve o seu arranque oficial no dia 26 de janeiro, pretende-se evitar que resíduos sejam enviados para o aterro. A compostagem doméstica permite criar um composto natural, substituindo fertilizantes e adubos.
Muitas são as famílias que têm vindo a aderir a este modo de separação, sendo esta campanha um novo impulso para que mais pessoas se juntem.
O reforço da compostagem doméstica de RUB está a ser implementada pela Ambisousa – Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, no âmbito do programa POSEUR (Programa Operacional de sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), envolvendo os municípios, a população, as juntas de freguesia, estabelecimentos de ensino e instituições locais.
A campanha estende-se durante os dois anos e prevê-se a distribuição de quatro mil compositores. No momento foram entregues 1400 compostores pelos vários concelhos que compõem a Ambisousa.
Em Lousada foram entregues cerca de 250 compostores. A este número juntam-se os 345 que já foram solicitados e mais de 100 que estão a aguardar validação por parte da Ambisousa.
Um dos pressupostos para que as pessoas possam requisitar este tipo de contentores domésticos passa por terem habitações com espaços adequados à compostagem com habitações com jardins, hortas, quintas, pomares, entre outros.
Assim, os interessados devem solicitar os compositores à Ambisousa, que é a responsável pela verificação da existência das condições necessárias e pelo certificado comprovativo da entrega da referida caixa.
Para informações adicionais acerca de todo p processo de compostagem e a requisição dos contentores deve ser consultada o sítio www.ambisousa.pt/pt/projetos/compostagem-domestica