área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
A Família em destaque na conferência da CPCJ
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
No passado sábado realizou-se o II Ciclo de Conferências da Comissão da Proteção de Crianças e Jovens que teve como tema “Família: seu significado e mutações”.
No passado sábado realizou-se o II Ciclo de Conferências da Comissão da Proteção de Crianças e Jovens que teve como tema “Família: seu significado e mutações”.
Na sessão de abertura esteve presente o Dr. Maia Neto, Procurador-Geral Adjunto, do Núcleo de Apoio à Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo a Norte.
Na sua intervenção o Dr. Maia Neto enfatizou que “o tema que dá destaque à família faz todo o sentido, na medida em que é de extrema importância assumir a responsabilidade social e quando tal é feito estamos a criar um concelho mais responsável, mais informado e, sobretudo mais educado, em que os valores são fundamentais”.
Ainda de acordo com o Procurador-Geral Adjunto “a família deve ser uma célula viva. A fortaleza do concelho depende do bom ou mau funcionamento das células”, fazendo uma analogia com o funcionamento das famílias.
No sentido do conceito família a “afetividade é um elemento estruturante da educação. Dar de comer e vestir não é tudo, os afetos são o que de mais importante existe”. Ainda neste seguimento o Dr. Maia Neto referenciou que existem dois pontos fundamentais para que as famílias vivam em harmonia, que passam pela Parentalidade e pela Lei de Proteção das Crianças.
Já no final da sua intervenção destacou que “Lousada é um concelho exemplar a nível nacional, facto que em muito se deve ao papel da autarquia”, em vários aspetos que passam, necessariamente, pela educação e pela área do apoio social.