área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Lousada é um “fantástico exemplo das boas-práticas”
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Decorreu na quinta-feira, dia 24, a cerimónia de encerramento do Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade.
Foram muito os projetos e ações desenvolvidas ao longo do ano, sendo que muitas delas têm continuidade. O autarca referiu o projeto BioLousada, cujo objetivo passa por divulgar os valores naturais locais, tendo sido desenvolvidas mais de 20 atividades, com a presença de 600 participantes de todas as idades. Está em desenvolvimento o programa Bioescola que, alia a natureza às diferentes disciplinas, e cujas ações desenvolvidas nas escolas já contemplaram mais de mil crianças e jovens.
Tendo como tema o ambiente, o Município publicou a “Lucanus”, a primeira revista científica editada por uma autarquia, a banda desenhada “Agá”, e vários livros para a infância, como o “Espantoso recordatório de factos adoráveis sobre os incríveis animais de Lousada”, “Pedro e o Lobo” e ainda a foi encenada a peça de teatro “O homem que plantava árvores”.
Realizaram-se ainda iniciativas novas, com a colaboração de associações e instituições locais. O Dia Municipal da Biodiversidade, comemorado no dia 21 de junho, contou com a colaboração do Conservatório de Música e a primeira edição do Biofest, realizado em parceria com os grupos de teatro amador que levaram a cena, em diferentes parques naturais, quatro peças.
O Fundo Ambiental Lousada Sustentável é uma das novidades implementadas e pretende apoiar projetos ambientais liderados por estudantes.
O Lixo Sustentável, um projeto que permitiu recolher, em seis meses, 42 toneladas de resíduos para reciclagem, proporciona aos munícipes descontos sobre a Taxa de Resíduos Urbanos.
Lousada foi o primeiro município com iluminação pública 100% LED, sendo um projeto de eficiência energética que se traduz na redução de cerca de mil toneladas de CO2 por ano. Lousada Charcos e a Carta Ambiental de Lousada foram iniciativas elencadas nesta sessão.
A cerimónia contou também com a presença do Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Eng. Ricardo Magalhães.
O facto de existirem parcerias para os diversos projetos permite que haja a envolvência da comunidade.