Fruta vai à escola para alunos do 1.º ciclo

Autarquia promove alimentação saudável junto dos mais novos
“O lanche saudável do burrito” é a designação da atividade promovida pela Câmara Municipal que está a ser desenvolvida nas escolas do 1.º ciclo.
O consumo da fruta está na base das ações desenvolvidas, a partir da apresentação da história “O lanche saudável do burrito”, a que se segue a concretização de um jogo educativo e posterior consumo de fruta.
No desenvolvimento da atividade existe uma interação entre as formadoras e os alunos, resultando num delicioso lanche, em que a fruta é a rainha.
A promoção de uma alimentação cuidada e variada insere-se nos pressupostos de estilos de vida saudáveis.
Esta é uma ação que se insere no Regime de Fruta Escolar. A autarquia, para além da fruta servida à sobremesa, distribui aos alunos do 1.º ciclo, uma peça de fruta duas vezes por semana, de modo a criar hábitos saudáveis e corretos nos mais novos. Entretanto, a medida foi alargada também aos alunos que frequentam ensino pré-escolar, em que a Câmara Municipal assume a totalidade dos custos.
No que respeita ao consumo diário de fruta, mostra-se muito importante pela quantidade de nutrientes essenciais. O facto de não se ingerir fruta pode acarretar uma diminuição de energia, de concentração e de aprendizagem e uma maior vulnerabilidade às doenças.
Refeições saudáveis nas cantinas escolares
O Município de Lousada assegura a gestão e o funcionamento de 29 refeitórios localizados nas diferentes escolas do 1.º ciclo e ensino pré-escolar, onde cerca de 2000 alunos almoçam diariamente.
A promoção de hábitos saudáveis é uma das prioridades contemplada nos menus selecionados que incluem, diariamente, a sopa de legumes, o peixe e a carne, de modo alternado, e ainda a fruta.
O valor da refeição para os alunos é de 1,46 euros beneficiando de isenção ou redução do pagamento os que usufruem de escalões de abono de família 1 ou 2.
A autarquia oferece aos alunos do pré-escolar e do 1.ºciclo um lanche diário, onde se acompanha o leite escolar com um pão com manteiga, fiambre, queijo ou compota. O horário para disponibilizar este lanche é escolhido por cada estabelecimento de ensino, podendo ser no intervalo da manhã ou da tarde.
Caso seja necessário, existe ainda a possibilidade de efetuar reforços alimentares no pequeno-almoço dos mais novos.
A partir de janeiro vão ser elaboradas novas ementas, também da responsabilidade da Nutricionista do ACES que colabora com a autarquia há diversos anos, no sentido de promover a diversidade dos pratos servidos aos mais novos nos refeitórios escolares.