área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
“A Biblioteca Global a cuidar do Ambiente Local” foi o tema escolhido para a sexta edição das Jornadas da Rede de Bibliotecas que decorreram na sexta-feira e sábado, em Lousada.
Na sessão de abertura o Vereador do pelouro da Cultura, Dr. Manuel Nunes, destacou que “as Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada assumem já um espaço próprio na calendarização das atividades dos docentes”.
Relativamente ao tema escolhido o Vereador acrescentou ser “fundamental e estruturante, na medida em que não podemos viver deslocados do que nos rodeia. E nesse sentido também os livros e o conhecimento são fundamentais”.
O Município de Lousada tem realizado um trabalho que “visa a promoção da literacia, tendo instituído o Plano Municipal de Leitura, que se assume como um complemento ao Plano Nacional de Leitura” – salienta o Vereador da Cultura.
Para que a motivação e interesse pela leitura cresça ainda mais, o Dr. Manuel Nunes referiu que “o projeto tem contado com a colaboração de vários autores que, nos últimos três anos, escrevem livros dedicados aos alunos de Lousada a quem são oferecidas as obras”.
O Vereador da Cultura teve ainda a oportunidade de destacar que “cidadãos leitores são cidadãos mais conhecedores, ativos, participativos e críticos. Esta realidade torna-se possível porque existem parceiros professores interessados, motivados e dedicados”.
Esteve presente também a Subcomissária do Plano Nacional de Leitura, Dra. Elsa Conde, que se referiu ao tema das Jornadas como “urgente, inovador e criativo”.
A sua intervenção inicial foi no sentido de enfatizar que “a sociedade necessita de estar munida de conhecimentos. Não é suficiente saber ler e escrever, temos de saber ler e escrever de uma forma atenta, cítrica e atenta em diferentes plataformas, nomeadamente nas tecnológicas”.
A sessão de abertura contou ainda com a presença do Dr. Paulo Izidoro, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, que evidenciou “o facto de este evento ser bastante conceituado na região norte, justificado pelo programa rico e diversificado”.