Mercado Histórico regressa a Lousada

Recriação histórica do século XVII no fim de semana
Começa na sexta-feira, dia 2, o Mercado Histórico em Lousada. Durante três a animação percorre as ruas do centro da Vila, com recriações em que os alunos das escolas do concelho vão participar.
O convite é extensível a toda a população para que participe na recriação histórica do quotidiano das populações nos meados do século XVII.
A abertura do Mercado está agendada para sexta-feira, pelas 10h00. Até às 18h00 são cerca de mil alunos de escolas do concelho que vão ter a oportunidade de fazer uma visita guiada ao mercado. Entre as 18h30 e as 20h00 está programada animação musical e teatral.
O Grande Cortejo das Escolas e o espetáculo “A taberna dos sonhos possíveis” têm início marcado para as 21h00. No sábado, pelas 22h00 é apresentada a peça de teatro “A bênção do Cruzeiro” e no domingo “O Senhor do Meio”.
No sábado e domingo, o Mercado Histórico abre às 12h00. Entre as 14h00 e as 19h00 vai haver animação permanente com artes circenses, música, dança, teatro, demonstrações de armas e esgrima. Quem visitar o Mercado vai ainda poder apreciar a exposição e oficinas de artesãos, desde olaria, vassoureiro, cesteiros, carpinteiro, tecedeira, artilheiro, ferrador e outros quadros cénicos da vida de uma comunidade seiscentista.
O Carrossel Artesanal regressa também, juntando-se o Balouço Artesanal. Os Jogos Tradicionais, a Falcoaria e a recriação de uma cozinha seiscentista são outros pontos de interesse.
A animação teatral e musical vão ser uma contante durante o Mercado Histórico com vários momentos ao longo do dia que culminam com um espetáculo noturno com espetáculos de fogo e malabarismos e cada um dos dias.
A componente educativa com a participação massiva e entusiástica da comunidade escolar do concelho através dos agrupamentos de escolas e estabelecimento privados conferem ao Mercado Histórico um cariz único.
Os taberneiros que vão prover as refeições durante o Mercado já se encontram a prepararam os petiscos e as bebidas que prometem animar mercadores e visitantes durante os três dias de recriação.
Durante três dias, Lousada recua até à época pós-Restauração no contexto de uma povoação rural mas muito marcada pelo movimento mercantil, onde a povoação do Torrão, atual Vila de Lousada, era o local de passagem preferencial de mercadores, almocreves, tropas, correios e outros viajantes.