Volta a Portugal de Apoio ao Emprego passou por Lousada

Na passada sexta-feira, dia 24, realizou-se uma sessão de informação cujo mote foi a “Melhoria da Empregabilidade em Contexto Europeu”.
O Dr. Jorge Oliveira, da Europe Direct do Tâmega e Sousa, começou por definir este organismo oficial, sob a tutela da Comissão Europeia. Em Portugal existem 19 centros, que têm o papel de intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local.
O programa europeu Erasmus tem como áreas de atuação o associativismo o voluntariado. Os centros têm como finalidade que os cidadãos disponham de informações, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia, promover ativamente o debate sobre a União Europeia e as suas políticas, a nível local e regional, entre muitos outros.
Jovens pró-ativos na procura de emprego
O Dr. Vítor Moura Pinheiro, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, abordou o tema “Garantia Jovem e a sua implementação em Portugal”.
Foram avançadas diversas informações para o público presente no Auditório, nomeadamente a necessidade de serem pró-ativos, o que muitas vezes não sucede e denunciando o desencorajamento dos jovens. Nesse sentido, é fundamental que procurem trabalho e formação. O IEFP está a desenvolver uma metodologia com diversos parceiros para que a situação seja invertida”.
Linked in como ferramenta de trabalho
O “Linked in”, uma rede profissional, uma ferramenta de trabalho e de procura de emprego, foi o tema abordado pela Dra. Bruna Nunes.
Esta é uma rede de partilha de informação profissional, de ideias e de oportunidades de negócio, sendo utilizada por empresas e por profissionais. O Linked in é, na opinião da Dra. Bruna Nunes, uma ferramenta importante, na medida em que pode colocar-se online o Curriculum Vitae, promover competências, sugerir e recomendar, seguir empresas, procurar emprego, participar em grupos, entre outras.
A última intervenção da tarde esteve a cargo da Dra. Ana Luísa Pimentel, da Rede Eures, que abordou o tema “Trabalhar na Europa: por onde começar?”, numa data próxima da comemoração dos 60 anos da assinatura do Tratado de Roma.
A ação integra a 5.ª edição da Volta a Portugal de Apoio ao Emprego (VAE) e tem como finalidade a divulgação de oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade.
A principal finalidade foi passar informação, de modo a que os destinatários possam aceder a quase 1,5 milhões de vagas de emprego disponíveis na Europa.
A VAE é uma parceria entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a rede de Centros de Informação Europe Direct.