Assinatura de protocolo com Ministério Público marcou data

Dia da Mulher comemorado em Lousada
A Câmara Municipal de Lousada comemorou o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, com diversas iniciativas associadas.
Um dos pontos altos doas a assinatura do protocolo de Cooperação entre a Rede Social /Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Lousada e o Ministério Público da Comarca de Porto Este. O documento assinado tem como mote a violência doméstica e foi realizado numa reunião extraordinária do CLAS.
Assim, o protocolo tem como objeto de ação a concretização do objetivo estratégico e prioridades de investimento fixados no Plano de Desenvolvimento Social de Lousada 2016-2020, no que concerne ao apoio às vítimas de violência doméstica, à prevenção deste tipo de violência e a capacitação do sistema de atores e das organizações que trabalham no âmbito da violência domestica. Nesse sentido, o documento pretende concretizar os princípios de ação em que assenta a Rede Social, nomeadamente a integração, articulação, participação, inovação e igualdade de género.
A Procuradora da República Coordenadora da Comarca Este, Dra. Maria José Eleutério, fez uma breve alocução agradecendo toda a colaboração e manifestando a honra na assinatura do Protocolo de Cooperação no âmbito da violência doméstica, uma área tão sensível.
Foi designado um interlocutor da Rede Social/CLAS, no âmbito do projeto “Flor de Lis”, que fica responsável pelo encaminhamento de casos de violência doméstica para o Ministério Público. Ficou o apelo à denúncia deste crime público, pois só assim será possível o combate deste flagelo.
Técnicas de defesa pessoal
A manhã foi dedicada à comemoração com mulheres que são alvo de intervenção social, nomeadamente ao nível da igualdade de oportunidades.
A manhã foi dedicada atividades relativas à defesa pessoal, com Fernando Mota, professor de karaté, em que foram abordadas algumas técnicas de defesa pessoal e de respiração em situações de possível perigo, tendo como principal finalidade a promoção do equilíbrio das mulheres.
Este grupo de mulheres participou ainda no almoço convívio e, durante a tarde tiveram a oportunidade de assistir a um ensaio aberto da peça que estreia em abril, intitulada “Principezinho”, apresentada pela companhia Jangada teatro.
Mulheres de Lousada juntas em cerimónia
Foram muitas as representantes de instituições que aceitaram o convite para estarem presentes na cerimónia comemorativa do Dia da Mulher, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A Dra. Cristina Moreira teve oportunidade de apresentar alguns dados comparativos tendo como base os anos de 1960, 1981 e 2011. Nestes dados, da Pordata, foram elencadas algumas das principais conclusões, entre elas, que a população residente do sexo feminino com 15 e mais anos, sem escolaridade, decresceu mais de dois terços nas últimas 5 décadas em Lousada, ultrapassando a percentagem de redução registada no continente.
Em 1960, em Lousada, a percentagem de mulheres com 15 e mais anos, que concluiu o 1º ciclo do ensino básico não ultrapassava os 20%, em 1981 esse número era mais do dobro, registando-se percentagens ainda pouco significativas de mulheres com o 2º e 3º ciclo do ensino básico. Em 2011 mais de 30% das mulheres com mais de 15 anos concluiu o 1ª ciclo, 17% o 2ª ciclo e cerca de 20% o 3º ciclo do ensino básico.
Em 1960 apenas quatro mulheres de Lousada concluíram o ensino superior e em 2011 aproximava-se dos 1500.
Esteve ainda presente a Lousadense Vera Ribeiro, jornalista e autora do blog “Viver o feminino”, que deu o seu testemunho perante a plateia de mulheres presente.
No final todas as mulheres presentes tiveram direito a uma rosa vermelha e a um verde de honra.