área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Dia da Proteção Civil com mais de 750 crianças
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Escolas aderiram à iniciativa
Lousada assinalou o Dia da Proteção Civil na quinta-feira, dia 2, com a presença de diversas entidades que operam na área, cuja finalidade passa pela prevenção, socorro e reposição da normalidade da vida da população.
Passaram pelo local 10 estabelecimentos de ensino, num total de 750 crianças que tiveram a oportunidade de entrar nos diversos veículos e entender o seu funcionamento, colocar questões e ficar a saber mais sobre a atuação das entidades presentes.
Anualmente esta data é assinalada de modo a que chegue ao maior número de pessoas. No entanto, os mais pequenos foram o público-alvo principal, tendo a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas e poderem até participar em algumas demonstrações.
Experimentar equipamentos
As operações realizaram-se na Avenida Senhor dos Aflitos, onde marcaram presença a Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, os Bombeiros Voluntários de Lousada, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Guarda Nacional Republicana (GNR).
A tarde teve um momento bastante interativo que passou pela apresentação de diversas situações relacionadas com o trabalho das equipas cinotécnicas da GNR. Crianças e adultos assistiram e participaram em alguns dos cenários em que o desempenho dos cães se torna fundamental no salvamento.
Os Bombeiros Voluntários de Lousada participaram com a demonstração de meios e material da corporação, como os veículos de combate a incêndios urbanos e florestais e veículo de desencarceramento. Estiveram expostos veículos antigos.
A GNR esteve presente com uma equipa do pelotão de intervenção, patrulha a cavalo, secção de cinotécnica, equipa do núcleo de proteção do ambiente, e da patrulha de serviço territorial, entre outros.
O INEM esteve presente com uma ambulância, de portas abertas, que foi visitada pelas crianças permitindo esclarecer dúvidas.
Autoridade Nacional de Proteção Civil promoveu visitas de grupo ao interior do veículo, onde foram explicadas aos mais novos quais as áreas de intervenção.