área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Nova campanha para combater o desperdício
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Autarquia desenvolve ação junto dos mais novos
A Câmara Municipal associou-se a uma nova campanha da Suma designada “Isto também foi Pago”.
A campanha de sensibilização, destinada aos alunos do 1.º ciclo, tem como base o combate ao desperdício. Assim, são dados conselhos e dicas para que os mais pequenos passem a evitar o consumo de produtos desnecessários e de embalagens que não acrescentam nada aos produtos.
Desta forma, pretende-se evitar o desperdício através de compras com consciência ambiental. Mais uma vez é feito o apelo á separação de resíduos através do Ecobanco (que é um mini ecoponto) para a separação de recursos, no papelão, no embalão e no vidrão.
Os dados revelam que o lixo que não é reciclado tem um peso negativo nos impostos, no ambiente e no tempo que os materiais demoram a degradar-se.
O slogan passa por “combater o desperdício é simples: basta colocar no ecoponto o que tem valor. Pagará menos por produtos mais baratos”.
Os conselhos dados passam por referir que o custo das embalagens são imputados aos clientes, que deve optar-se por produtos avulso, valorizar as embalagens simples e de tamanho familiar, bem como as recargas e produtos concentrados.
Assim, Lousada recebeu esta campanha em dois momentos: de 9 a 13 e de 23 a 25 de janeiro. No total participaram desta iniciativa mais de 1500 alunos de perto de 80 turmas do 1.º, 2.º e 3.º ano.