área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Abertura Ano do Ambiente e Biodiversidade
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
O Município de Lousada instituiu 2017 como o Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade. A cerimónia oficial teve lugar no Auditório Municipal com o concerto da Teresa Salgueiro.
Foram apresentados diversas iniciativas que vão acontecer durante o Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade. Exemplo disso é o Plantar Lousada, a Exposição National Geographic, Passaporte BioLousada e criação de Bolsas de Investigação.
A iluminação 100% LED que vai estar finalizada em março em todo o concelho, a comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade em 22 de maio, o Biofest nos dias 9 e 10 de junho, bem como a apresentação do primeiro número da revista Lucanus – revista de ambiente e sociedade, assumem-se com iniciativas de grande relevo neste ano.
O Prémio Jovens Investigadores em Biologia vai também ser instituído e vai haver o regresso do Limpar Lousada 2017, a realização das XIV Jornadas do Ambiente e a requalificação da Casa das Videira que passa a funcionar como um Centro de Educação Ambiental são outros dos projetos previstos para 2017.
Das atividades que foram divulgadas para este Ano Municipal o Presidente da Câmara evidenciou “a publicação Lucanus – revista de ambiente e sociedade, que será única no país e pretende divulgar os recursos naturais, o Plantar Lousada e o Limpar Lousada” como alguns dos exemplos.
No Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade o objetivo passa sobretudo por valorizar os recursos naturais, a educação ambiental e a sustentabilidade como motores para o desenvolvimento social e regional.
São cinco os eixos fundamentais definidos para este Ano do Ambiente e Biodiversidade: Educação ambiental e divulgação científica, Investigação e conservação da natureza, Envolvimento social, Ações infraestruturais e ainda Sustentabilidade interna.