Folia – Festival Internacional de Artes do Espetáculo

A 14.ª edição do Folia – Festival Internacional de Artes do Espetáculo de Lousada vai decorrer entre os dias 24 de abril e 3 de maio, no Auditório Municipal.
A 14.ª edição do Folia – Festival Internacional de Artes do Espetáculo de Lousada vai decorrer entre os dias 24 de abril e 3 de maio, no Auditório Municipal.
À semelhança de edições anteriores o Folia é uma organização conjunta da Jangada teatro e da Câmara Municipal de Lousada, que conta com o apoio da Direção-Geral das Artes. Nesta edição existe a particularidade do Folia se enquadrar na iniciativa “500 anos… 500 palcos”, no âmbito das comemorações dos 500 anos que passam da atribuição do Foral a Lousada.
O espetáculo de abertura, no dia 24, quinta-feira, vai ser da responsabilidade da companhia anfitriã, a Jangada teatro, que apresenta em estreia o “Bandido Cabaret”.
No dia 25, data comemorativa dos 40 anos da Revolução dos Cravos, sobem ao palco a dupla Filipa Pais & João Paulo Esteves da Silva que apresentam o espetáculo musical “Sempre”. Um espetáculo inédito de canções dedicadas ao 25 de Abril, homenagem a Zeca Afonso, numa fusão com a música tradicional portuguesa, desde o fado à morna com a tradição cultural portuguesa e a sua presença no mundo.
No sábado, 26, o dia vai ser diversificado com dois tipos de atividades. Pelas 17h00, a companhia Sementinha, de Vila Nova de Gaia, vai estar no ginásio Com Vida, com o workshop de dança Africana Tribal.
A noite de sábado é passada no Auditório Municipal com o espetáculo “La Maldición de Poe”, pelo Teatro Corsário, de Espanha.
No domingo, dia 27, entra em palco o Grupo Teatral Henrique Artes, de Angola, com o espetáculo “Cinderela de Luanda”.
Na segunda-feira, dia 28 de abril, é a vez de entrar em palco a companhia brasileira Teatro da Cidade que apresenta o espetáculo “Um dia ouvi a Lua”. O teatro nacional volta a estar em destaque com ”O momento”, que vai ser apresentado pela companhia Semente, de Vila Nova de Gaia, no dia 29.
No dia 30, quarta-feira, a Companhia de Teatro de Sintra Chão de Oliva apresenta “A linguagem das flores”, que é também uma estreia a partir do texto de Gabriel Garcia Lorca.
Com o mês de maio chegam novos espetáculos com “Afonso Henriques”, pela companhia O Bando, de Palmela, que vai ser apresentado no dia 1, quinta-feira. No dia seguinte, sexta-feira, sobe ao palco do Auditório Municipal a companhia Sgumbbicio, de Itália, com o espetáculo “Anormale Histoire”.
O Folia termina no sábado, dia 3 de maio, com dois espetáculos. O primeiro tem início pelas 21h30 com a companhia Teatro Estúdio Fonte Nova, de Setúbal, com a peça “A noite antes da floresta”. Pelas 23h30, o encerramento vai ser feito pela companhia Bamba Social, do Porto, com a “Roda de Samba”.
De 25 de abril a 3 de maio, datas em que decorre o Folia, vai estar patente a exposição “Other Way” de José Ribeiro, de Vila Nova de Famalicão. As esculturas podem ser vistas diariamente antes dos espetáculos entre 20h30 e 21h30.
Para reservas ou informações adicionais deve ser contactada a Jangada teatro, através do telefone 255 815 697.