Aniversário do Espaço AJE na sexta-feira

Na próxima sexta-feira, dia 6, o Espaço AJE comemora o 12.º aniversário e as atividades iniciam-se às15h00. A divulgação da proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem 2017 é um dos pontos altos e a animação da tarde vai estar a cargo do Conservatório do Vale do Sousa.
Vai ainda ser apresentado o Projeto Investigarte, inserido na Medida Emprego Jovem Ativo do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que consiste numa investigação sobre a violência no namoro e em mulheres adultas. O projeto iniciou-se em outubro do ano passado e tem como objetivo primordial identificar o tipo de violência mais comum, as vítimas e os agressores, entre outros. O projeto é dinamizado por Lousadenses, tendo como colaboradores alguns jovens também do concelho com escolaridade obrigatória incompleta. Este estudo, sobre a realidade de Lousada, termina em abril próximo.
Vários serviços no mesmo Espaço
O Espaço Artes, Juventude e Europa comporta diversas valências que são procuradas pelos jovens do concelho.
O Espaço J, Espaço Europa, Espaço Artes, Espaço Internet, Banco de Voluntariado são alguns dos serviços disponibilizados pela autarquia para que os jovens tenham acesso a informação sobre assuntos diversos.
O Espaço J tem como área de atuação a venda do Cartão Jovem Municipal, Informações sobre habitação social, formação e emprego, apoios ao comércio, apoios sociais, CPCJ e ocupação de tempos livres.
No que respeita ao Espaço Europa tem como mais-valia a parceria existente com o centro de documentação europeia com um núcleo de publicações produzidas pelo serviço de publicações oficiais da União Europeia, e por algumas organizações nacionais e internacionais.
O Espaço Artes funciona como uma galeria de arte, onde decorrem mostras das mais variadas expressões artísticas.
O local funciona ainda como Espaço Internet, com a existência de computadores acessíveis, de forma gratuita, para consultas de carácter pedagógico, académico, profissional e de lazer.
O Espaço AJE é também o local onde está sedeado o Banco de Voluntariado do concelho e onde os interessados podem obter informações acerca deste projeto e também se inscrever.
A tudo isto acresce o auditório, com capacidade para 110 lugares sentados vocacionado para encontros, conferências e saraus.