área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
FOLIA '25 - Festival Internacional de Artes do Espetáculo
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Nas comemorações das Bodas de Prata da Jangada teatro e dos 25 anos do Folia, o Festival Internacional das Artes de Espetáculo de Lousada regressa à dimensão da roupagem que, durante anos, se afirmou com plasticidade performativa transdisciplinar.
Por entre teatro e música, dança e artes circenses, cinema e tertúlias, lançamentos de livros e sessões de poesia, emergem duas dezenas de propostas para dinamizar e promover a qualidade da oferta cultural, partilhar e confrontar práticas artísticas e envolver a população num projeto alargado de desenvolvimento cultural e social. Tem sido essa, aliás, a navegação desta companhia de teatro, que, coerente com a sua identidade – expressa no seu próprio nome –, e nos troncos amarrados e firmes dos seus ideais, sulcou ventos e viveu mares, descobrindo novos mundos e dando mundos novos ao Tâmega e Sousa.
Num passado construído de futuro, apetece perguntar, como o poeta brasileiro Juvenal Galeno: “Minha jangada de vela / que vento queres levar?”. Na primavera da esperança, brotando sempre folhas novas, dobraremos o fio do horizonte, fazendo do longe e das raízes um palco próximo, abraçador de liberdade.
“Como quem parte do sol do mar do ar / Como quem parte da terra onde os homens estão”, também partimos a construir o canto terrestre com a voz do mar interior de um povo.
Bem-vindos, pois, ao Folia, novamente tempo novo, encontro emergente numa praça quadrada concisa e grega, feita de arte poética e de extensa claridade, para um festival anualmente límpido e renovado.
Programa completo em jangadateatro.com/folia
913 170 070 ou geral@jangadateatro.com