área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
São Jorge - Boim
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
S. Jorge venera-se a 23 de Abril. Os Boinenses têm orgulho nas suas festas e com razão, pois elas são as maiores que se realizam na sua terra e já conquistaram fama em toda a região.
A imagem de S. Jorge encontra-se na sua pequena mas alindada capelinha, que coroa um aprazível monte donde se dominam as mais belas paisagens e por onde se espraiam os romeiros durante a festa.
Não se conhece ao certo a data em que a freguesia ergueu este orago em honra do Santo mártir e cavaleiro, nem sequer quando se iniciaram os festejos. Desde há longos anos que eles se realizaram, mas antigamente sem a grandeza que lhe têm vindo a imprimir então, fazendo-os rivalizar com o grande progresso que a freguesia atravessa a todos os níveis.
É que os festejos não poderiam desmerecer da importância de uma terra tão linda e acolhedora e, sobretudo, do grande bairrismo do seu povo e que ninguém pode refutar.
Merecendo destaque as solenidades religiosas em honra de S. Jorge- missa solene, bênção do gado e procissão com o seu andor, as ruas ornamentadas e iluminadas, banda de música, espetáculos musicais de cariz popular, artistas da canção, variedades, bombos, fogo-de-artifício, vacas de fogo e um grande e concorrido arraial com várias diversões é o que se reserva para Boim durante o período da Festa.
23 de Abril