área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Foi notícia... #2 - novembro 2023
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A 12 de novembro de 1976 decorreram as primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril. Pela primeira vez, os órgãos autárquicos foram eleitos por sufrágio direto.
Em Lousada concorreram três partidos e uma coligação: Centro Democrático Social (CDS), Partido Socialista (PS), Partido Popular Democrático (PPD) e a Frente Eleitoral do Povo Unido (FEPU).
Para a Câmara Municipal encabeçaram a lista de candidatos o Eng. Couto dos Reis (CDS), Belarmino Fortuna (PS), Amílcar Neto (PPD) e Eng. Joaquim Guimarães (FEPU). Para a Assembleia Municipal apresentaram-se Armando Queirós (CDS), Rui Feijó (PS), José Dias (PPD) e o Dr. Arnaldo Mesquita (FEPU).
Apurados os resultados para o triénio, o PPD foi o vencedor, com mais de dois mil votos de vantagem sobre o candidato socialista.
O executivo ficou composto por Amílcar Abílio Leite Neto, que assumiu a presidência, Anastácio Gaspar Monteiro Leão, António Carlos da Cunha Pacheco, António Fernandes, António Gomes Ribeiro, Belarmino José Fortuna e Paulo Afonso da Cunha. De notar que todos os vereadores eleitos assumiram pelouros, prática que se manteve em Lousada durante longos anos.
Este ato eleitoral decorreu com grande civismo ainda que em Alvarenga e Lodares as eleições tivessem sido anuladas por alegada propaganda nas proximidades das assembleias de voto. A 16 de janeiro foram repetidas as eleições nestas duas freguesias, confirmando-se a vitória do PPD.